Entendendo a energia fotovoltaica
Sistemas alternativos de energia têm sido muito procurados nos últimos anos, por diversas razões: são fontes limpas, representam baixo custo e não se submetem às taxas estatais que crescem ano após ano. Nesse sentido, o sistema solar fotovoltaico — ou, a energia solar, como é popularmente conhecida — é uma ótima opção para o consumidor, sendo amplamente utilizada.

Curiosidades sobre o sistema solar fotovoltaico
Energia limpa:
Uma das grandes vantagens e importância da utilização do sistema solar fotovoltaico é o fato de ele ser uma alternativa de energia limpa. Ou seja, embora a produção do painel demande muita energia, o equipamento, em si, durante a sua vida útil, é capaz de produzir cerca de 20 vezes mais energia do que aquela gasta em sua fabricação.
Exige pouco espaço para ser instalado:
Os painéis solares utilizado no sistema de energia solar — sobretudo aqueles feitos de silício e monocristalino — ocupam pouco espaço. Dessa forma, eles necessitam de pequenas áreas do local escolhido para a sua instalação, atingindo níveis de eficiência acima de 20%, pois se tratam de equipamentos flexíveis e modernos.
Vida útil elevada:
Muito se fala sobre os custos que envolvem a compra dos equipamentos e o trabalho de instalação desse sistema de energia. No entanto, a sua vida útil pode chegar a 25 anos e a economia nas contas de luz são realmente significativas, gerando um retorno alto de investimento.
Recurso totalmente renovável:
A energia solar é um sistema totalmente renovável. Isso quer dizer que, como a luz do sol é uma fonte inesgotável de energia, por ser consistente e constante, ela poderá ser sempre explorada. Nesse sentido, entre todos os recursos renováveis, como as energias eólica e hídrica, a solar é a mais consistente e previsível.
Estruturas de fixação são cruciais para a segurança e eficiência do sistema:
As estruturas de fixação são aquelas que fixam os painéis solares no telhado. Existem fixadores de diversos materiais e modelos, que devem ser escolhidos levando em consideração as particularidades de cada telhado. No entanto, aqueles feitos de alumínio oferecem uma resistência natural ao processo de corrosão, além de uma proteção à oxidação. Além de fundamentais para a segurança e eficácia de todo projeto, as estruturas de fixação representam apenas 10% dos custos de todo equipamento.
Resistência a incidentes:
Os painéis que compõem o sistema solar fotovoltaicos são muito resistentes aos danos que podem acontecer devido a causas naturais, como chuvas, ventos e granizo. Porém, é essencial que as estruturas de fixação estejam bem instaladas e sejam de boa qualidade. Dessa forma, o consumidor não precisa se preocupar com sua integridade frente às intempéries comuns da natureza.
Possibilidade de ser utilizada em áreas isoladas da rede elétrica:
Outra curiosidade interessante sobre a energia solar é que ela se constitui uma grande alternativa para as regiões que não contam com energia elétrica. Além disso, seu custo é bem mais baixo do que outras opções, como àquelas disponibilizadas pelas geradores a diesel ou óleo combustível.
Facilidade em sua instalação:
Apesar de ser um sistema complexo, com diversas vantagens, o sistema solar fotovoltaico conta com um processo de instalação bastante simples. Dependendo do projeto, em poucos dias, o sistema já pode começar a funcionar, no entanto, é imprescindível contar com mão de obra qualificada e empresas competentes.
A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia mais barata do mundo:
Segundo um relatório publicado pela Bloomberg New Energy Finance, a energia solar fotovoltaica é considerada a fonte de energia mais barata do planeta. Como a sua captação depende da luz do sol, constitui-se uma fonte gratuita, limpa, inesgotável, sustentável e renovável de energia. O estudo revelou também que esse tipo de energia já superou a energia eólica, sendo a mais utilizada no mundo.
Custo-benefício:
Considerando a sua vida útil, o custo-benefício do sistema solar fotovoltaico é muito proveitoso. À primeira vista, o consumidor pode se surpreender com os gastos referentes à instalação e compra de equipamentos. Mas, logo começará a se beneficiar das suas vantagens, a começar pela economia significativa na conta de luz. Nesse sentido, o retorno financeiro acontece normalmente entre 5 a 7 anos — menos de 1/4 de sua vida útil, o que faz dessa alternativa um ótimo investimento.