A cada dia que passa, as pessoas têm se atentado para a importância em aderir à energia solar. Porém, é necessário muita atenção e responsabilidade para garantir a segurança das instalações e estruturação dos painéis, a fim de prover o funcionamento adequado e evitar acidentes. A Isopleta de Ventos, por exemplo, é um assunto pouco falado, mas de extrema importância para suas instalações.
O que é isopleta de ventos?
Isopletas de vento são linhas que conectam pontos onde a velocidade do vento é constante. Essas linhas são usadas para representar e visualizar a distribuição da velocidade do vento em uma determinada área. Elas são úteis em diversas aplicações, como na engenharia civil, para o projeto de estruturas que precisam resistir a força do vento, e na meteorologia, para o estudo dos padrões de vento em diferentes regiões.
Isopleta de ventos é determinante na captação de energia solar
Em relação à energia solar, conhecer a direção e a velocidade do vento em uma área permite que sejam tomadas medidas para minimizar os efeitos negativos do vento, como a vibração excessiva dos painéis, que pode danificá-los ao longo do tempo. Além disso, a informação da Isopleta de Ventos também é útil para determinar a melhor orientação e inclinação dos painéis para maximizar a captação de energia solar.
Para isso, um dos maiores aliados são os sistemas e acessórios de fixação, que devem ser projetados para apresentar a resistência necessária e sustentar a instalação, trazendo funcionamento e confiabilidade diante de qualquer circunstância.
A NBR 6123 é a norma brasileira responsável por definir os parâmetros de cálculo para projetar as estruturas e demais mecanismos que ficam sujeitos à força do vento. Ela foi criada em 1988, e, atualmente, está em processo de revisão, considerando que nos últimos anos o mundo tem passado por inúmeras mudanças climáticas e fenômenos da meteorologia que tem demandado sistemas cada vez mais fortes e eficientes.

Com a atualização da norma, teremos alterações que auxiliarão na obtenção de cálculos mais precisos, garantindo assim mais segurança e confiabilidade na projeção de todas as estruturas e equipamentos e, também, a possibilidade de melhor apurar os custos da instalação.
De qualquer forma, a NBR 6123 já nos traz muitos dados relevantes que, enquanto a nova versão não chega, continuam fazendo da sua observância fundamental e indispensável. Uma das partes mais importantes para a realização do projeto de qualquer equipamento ou estrutura segura é o cálculo das cargas, pois erros cometidos nessa área são extremamente perigosos, afetando diretamente na segurança, eficiência e vida útil das instalações.
Estrutura de qualidade é a solução
Por isso, querido integrador, fique atento e usufrua do atendimento, suporte e produtos de empresas que oferecem qualidade e realmente se preocupam com você e com seus clientes, seguindo todas as recomendações necessárias para garantir a satisfação, e, acima de tudo, a proteção devida.
A 2P está sempre atualizada com as normas, realizando a criação e produção de cada peça com todos os requisitos necessários para atender às necessidades de cada ambiente e prevenir qualquer adversidade, oferecendo confiabilidade, qualidade e durabilidade.
Estruturas de Fixação 2P
Para resistir as isopletas de vento, a qualidade da estrutura deve ser levada em consideração.
Pensando nisso, a 2P projetou suas estruturas para suportar os 5 tipos de ventos, garantindo que seu sistema solar esteja seguro e entregue a energia prometida ao seu cliente.
Fale com nossos consultores agora e garanta as melhores estruturas de fixação do mercado!