A geração de energia elétrica a partir de sistemas fotovoltaicos tem crescido rapidamente em todo o mundo, graças à sua eficiência e sustentabilidade. No entanto, é importante levar em conta que a limpeza de placas solares deve ser realizada, pois a sujeira dos sistemas fotovoltaicos pode ter um impacto significativo na eficiência energética e, consequentemente, na receita gerada.
Sujeira nas placas solares = Perda de Rendimento
Embora os sistemas fotovoltaicos possuam garantias de 25 anos, é necessário que manutenções e limpezas das placas solares sejam realizadas periodicamente.
A poeira, a sujeira e a neve que se acumulam sobre os painéis solares podem bloquear a luz solar que alcança as células fotovoltaicas. Isso resulta em uma perda de rendimento energético, o que significa que o sistema produz menos energia elétrica do que o esperado. Além disso, a sujeira também pode aumentar a temperatura dos painéis solares, o que pode levar a uma perda adicional de rendimento.
A perda de rendimento energético devido à sujeira dos sistemas fotovoltaicos pode ter um impacto significativo na receita gerada. Por exemplo, uma redução no rendimento de apenas 10% pode significar uma diminuição considerável na receita gerada ao longo do tempo.
Se a limpeza dos painéis solares não for realizada com frequência, pode ocorrer uma grande perda de rendimento, resultando em prejuízos ainda maiores. Por isso, é importante que os proprietários de sistemas fotovoltaicos mantenham seus sistemas limpos para garantir o máximo de eficiência possível.
A chuva limpa os painéis solares?
Sim, chuvas podem ajudar a limpar os painéis solares, mas isso pode não ser suficiente dependendo da localização e da quantidade de sujeira acumulada. Em áreas com muita poluição, por exemplo, a chuva pode não ser capaz de remover completamente a sujeira.
Por este motivo, em regiões em que o índice de chuvas é menor, ou onde há excesso de poeira, é importante realizar a limpeza dos painéis para com uma frequência maior. Na 2P recomendamos a limpeza de placas solares a cada 6 meses, ou no máximo anualmente.
Como realizar a limpeza de placas solares de forma eficiente
- Verificação da fixação das estruturas, aperto de grampos e parafusos, por exemplo;
- Verificação dos cabos e conectores, para garantir que estejam organizados e funcionando corretamente e sem fios soltos;
- Além da conferência nos próprios painéis solares, garantindo que não existem danos na superfície.
Vale ressaltar que a manutenção e limpeza independem do tamanho do sistema fotovoltaico. Isto é fundamental para garantir a geração de energia prometida ao seu cliente. Segundo pesquisa realizada pelo Canal Solar, a principal evidência de que os módulos fotovoltaicos devem passar por um processo de limpeza é justamente a redução de geração energética.
Conclusão
A sujeira nas placas solares fotovoltaicas pode ter um impacto significativo na eficiência energética e, consequentemente, na receita gerada. É importante considerar esse fator ao avaliar o rendimento de um sistema fotovoltaico e tomar medidas para garantir que os painéis solares estejam sempre limpos para maximizar a eficiência energética.
Atualmente, existem empresas especializadas somente em limpeza e manutenção de sistemas fotovoltaicos. E aqui, na 2P, oferecemos o melhor limpador do mercado, com uma haste expansível de aproximadamente 5 metros de extensão, cabeça móvel que se adapta a inclinação das placas e uma bomba d’água que faz com que a água saia com pressão.
Fale com a 2P
Se interessou pelo nosso limpador de painéis solares ou deseja ter mais informações sobre as nossas estruturas de fixação? Não deixe de nos chamar.